Importante X Urgente

Aprender a diferenciar o que é urgente do que é importante dará uma guinada de 360º em sua vida. Primeiro, pare para pensar e responda a si mesmo: quantas vezes você deixou para depois algo que era importante de ser feito, não foi feito e se tornou obrigatoriamente urgente?

O mestre Stephen Covey, em seu livro “O 8º Hábito – Da eficácia à grandeza”, nos ensina a importância de “afinar o instrumento”, cuidar do corpo, mente e espírito. Ele usa uma metáfora que nos leva à reflexão: “Quem já não esteve tão ocupado dirigindo que esqueceu de abastecer?” E quando isso acontece, o carro para!

Vamos partir dessa ideia e imaginar a seguinte situação: você está dirigindo por uma estrada que não conhece, indo para uma cidade distante que nunca havia visitado, passa por um posto de combustível e não abastece porque imagina que logo à frente terá outro. Percorre quilômetros e mais quilômetros e seu combustível entra na reserva. Nada de posto à vista. Nem uma cidade onde você possa entrar e, finalmente, encher o tanque. Você olha o medidor do combustível, a luz já está acesa há um bom tempo. A tensão toma conta. Então, você começa a rezar, fecha os vidros para melhorar a aerodinâmica, desliga o ar-condicionado, nas descidas coloca o carro na “banguela”, se mantém atrás de um caminhão acreditando que ajudará a economizar o restinho de combustível. Já aconteceu com você? Abastecer, que era importante, se tornou urgente.

Treinador comportamental Wendell Carvalho
Foto divulgação

Situações como essa nos fazem lembrar um aprendizado: “O importante negligenciado se torna urgente”. Quando algo é importante não gera dor, quando se torna urgente passa a te afetar, você fica ansioso e até chateado por conta daquilo. O importante você se envolve, resolve com prazer, é um processo sistêmico muito gostoso. O urgente se torna um processo desgastante e estressante.

“Antecipação é poder. Reação é fraqueza.” Esse outro ensinamento eu tive o prazer de aprender, presencialmente, em cursos ministrados pelo grande Tony Robbins. O que ele quer dizer com isso é que, quando você consegue antecipar, ou seja, antever uma situação ou problema, você se coloca numa posição à frente e experimenta a incrível sensação de se sentir muito mais forte. Perceber o que pode acontecer com seu relacionamento, saúde, carreira, finanças, e continuar agindo da mesma forma, fatalmente, te levará ao fracasso.         

Aprenda a antever, pois assim você não precisará reagir. Reação é quando aparece uma urgência e você reage, passando a tomar porrada o tempo todo sem saber de onde vem. É diferente daquele lutador de MMA que consegue identificar como será a ação do seu oponente observando a movimentação corporal, a mudança de ombro, e que dali vai sair um soco. Ele consegue se esquivar daquele soco. É um clássico que, dependendo da ação, o seu comportamento será de antecipação ou reação, e a partir desse comportamento se tem um resultado.

O sucesso está em se concentrar e dedicar 80% do seu tempo ao que é importante e só 20% ao que é urgente. A maioria das pessoas passa 99% do tempo apagando incêndio. Isso é terrível porque quanto mais você ficar focado na urgência, mais focos de incêndio vão aparecer. O contrário também é verdadeiro: quanto mais você focar na prevenção, menos focos de incêndios irão aparecer.

O desafio é determinar onde está o seu foco e a sua energia em todos os aspectos da vida para chegar onde quer chegar, com leveza e eficácia.

Você também pode gostar de ler:

A importância da Comunicação Empática em tempos de Crise

Por Wendell Carvalho – Treinador comportamental especialista em gestão do tempo, produtividade e desenvolvimento pessoal, Wendell Carvalho atua há mais de 16 anos ajudando pessoas e empresas a atingirem o máximo potencial e a alta performance. É conhecido nacionalmente por ser o criador do Método Cronos, o maior curso de produtividade e foco do país, com mais de 52 turmas já formadas. Presencialmente já treinou mais de 230 mil pessoas e ultrapassou a marca de 50 milhões de visualizações nas redes sociais

Fornecido por: Comunic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s