Treino na gestação: como adaptar exercícios para o período

Uma gravidez traz novidades para todos que estão ao redor, seja família e amigos, mas a principal afetada é a mulher, que passa por todas as transformações de uma gestação. Com essas mudanças, muitas grávidas se perguntam “como continuar com as atividades físicas e quais eu posso praticar?”.

Isso passa pela cabeça de todas mulheres que engravidam e não abrem mão de seus treinos diários. Mas, como adaptar os treinos para a gravidez? É disso que vamos tratar neste texto.

A atividade física é benéfica em qualquer situação que te possibilite a praticá-la. Para mulheres grávidas não é diferente. Exercitar-se durante a gestação traz benefícios para a mãe, ao bebê e ajuda na hora do parto e na recuperação, principalmente se for o normal.

Porém, não são todos os exercícios que devem ser praticados por elas, como atividades de alto impacto, de alto nível de equilíbrio, esportes de contato físico, etc.

As mais indicadas são: natação, hidroginástica , treino de resistência – como musculação –, caminhadas, yoga e pilates. O treino deve ser feito 3 vezes por semana por um período de 30 minutos. Entretanto, é importante lembrar que para a prática de qualquer atividade é necessário a autorização médica e o acompanhamento de um educador físico.

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