Como iniciar o trabalho de Fotógrafo freelancer

Atualmente, o trabalho freelancer vem ganhando espaço em várias profissões. Na área da fotografia isso não é diferente. Isso porque o campo de atuação de um fotógrafo freelancer é bem maior do que de um comum, por conta de se restringirem a uma única empresa e o salário não ser compatível ao trabalho realizado.

Apesar de uma grande parte dos fotógrafos já trabalharem como “freelas”, muitos profissionais da área, recém formados e pessoas que querem ampliar o campo de atuação, não sabem como dar início à serviços autônomos.

Para ingressar nesse campo, é preciso que o profissional se prepare antes de cair de cabeça, pois enfrentará alguns obstáculos no caminho, como dificuldades de conseguir clientes e facilitar os pagamentos dos serviços prestados, investir em um bom equipamento e ter retorno financeiro almejado.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para fotógrafos que queiram formar carreira como freelancer e obter um bom retorno financeiro. Confira abaixo:

1-  Investir em um bom equipamento

Apesar de parecer algo difícil e caro, investir em um bom equipamento não significa necessariamente gastar uma alta quantia. Para iniciar um trabalho de fotógrafo freelancer você irá precisar de uma máquina fotográfica, que não necessita ser das mais evoluídas no início. Além disso, você também irá precisar de um software de edição de fotografia, como o Photoshop. Após um tempo, você irá precisar investir em uma câmera fotográfica melhor.

2- Divulgar o seu trabalho

Além de um bom equipamento, você também precisará divulgar o seu trabalho. Para isso, é interessante você montar um portfólio com alguns trabalhos já realizados, montar uma página no Facebook e um Instagram para divulgar as imagens tiradas no dia a dia.

3- Angariar clientes

Apesar de todos acharem um bicho de sete cabeças, angariar clientes tem se tornado algo cada vez mais fácil, por conta da tecnologia e as ferramentas de divulgação disponíveis. Uma ótima opção para conquistar novos clientes é na Abeeon, uma rede social de profissionais que facilita o contato entre cliente e serviço contratado. A plataforma é gratuita e fácil de usar.

4- Facilitar o pagamento dos serviços prestados

Uma das grandes dificuldades dos fotógrafos freelancers é na hora de receber pelos serviços prestados. Na área de fotografia é comum esses profissionais receberem da seguinte forma:

– Pagamento por peça: O fotógrafo desloca-se para realizar o trabalho, com em um casamento, e recebe por dia;
– Pagamento por venda de cada fotografia: O profissional recebe por cada foto tirada;
– Pagamentos mensais:  trabalhando quase de modo fixo para uma edição ou para várias, recebendo um valor fixo por mês.

Porém, esse pagamento não é feito por tempo e hora, além de muitas vezes serem demorados. Por isso, é importante estar preparado. Uma boa solução é a Abeeon, que facilita a forma de pagamento para o cliente e garante ao profissional o recebimento do valor combinado, evitando dessa forma a inadimplência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s