Dicas para lidar com a inadimplência de seus clientes

A inadimplência é um fantasma que assombra muitos empreendedores. Segundo a estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quase 40% da população adulta brasileira está inadimplente. Com as empresas a situação é a mesma. Dados do Serasa Experian apontam que metade das organizações também estão enfrentando dificuldades para cumprir com as suas obrigações.

Enfrentar esse problema é uma tarefa difícil e muito delicada. Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas que te ajudarão a resolver este fantasma. Confira:

ABEEON: Receber pagamentos de forma segura e cômoda!

Quando você, profissional, opta por gerar as ordens de serviços no site Abeeon, você estará evitando a inadimplência e não terá nenhuma dor de cabeça com as dicas abaixo, pois o cliente efetuará o pagamento antes da realização do serviço contratado. Isso possibilita que o profissional fique despreocupado em relação às cobranças.

SE PREVINA: é o primeiro passo para evitar este problema!

Se você é prestador de serviços, o ideal é contar com algum serviço de consulta de crédito para evitar a inadimplência por parte dos clientes. Esses serviços costumam cobrar mensalidades ou taxas, mas, dessa forma você poderá conferir se existe pagamentos pendentes no nome da pessoa, protestos, entre outras informações. A medida, apesar de parecer desnecessária, é uma forma de afastar os maus pagadores, evitando dores de cabeça no futuro.

COBRANÇA: faça com cuidado!

Mesmo que seja algo chato, é importante que você cobre seus clientes. Mas, para realizar essa cobrança é importante ter cuidado. Aborde seu cliente de maneira educada e não invasiva. Uma forma de facilitar seu trabalho, é investir em um sistema de cobranças de envio de notificações automáticas, avisando sobre os prazos de pagamento.

As notificações também devem ser feitas em caso de atrasos desses pagamentos, sempre de maneira educada, mas deixando claro que a pessoa não cumpriu com o prazo combinado e deverá arcar com as consequências. Você também pode estimular multas por atraso!

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR: é importante mantermos tudo registrado!

Sistemas de cobranças facilitam o gestor acompanhar cada um de seus clientes, mostrando a situação de cada um, boletos pendentes, histórico e vencimento da faturas. Isso ajudará diminuir a inadimplência, porque além do sistema de cobrança recorrente, você também poderá monitorar todas as entradas de caixa, as futuras, transações e várias outras coisas relacionadas ao assunto.

Baixe o App Abeeon, disponível em Android e IOS.

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