5 dicas para ter sucesso no trabalho autônomo

Trabalhar por conta própria e ter o controle das finanças é o desejo de muitos brasileiros. Porém, para ter sucesso no trabalho autônomo, que vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, é preciso disciplina e foco.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas essenciais para o sucesso dos trabalhadores autônomos. Confira abaixo:

1 – Faça um planejamento financeiro:

Como os trabalhadores autônomos não contam com uma regularidade nos pagamentos e nem a garantia de uma receita fixa a cada mês, o planejamento financeiro é essencial para manter o controle das finanças. É importante organizar as contas a pagar e a receber, além de separar uma parte para investimentos e retiradas pessoais.

2 – Coloque o preço certo em seus produtos:

Antes de começar a vender um produto ou serviço, é importante analisar os gastos para que, desta forma, não haja erro nos preços para a comercialização do trabalho. Para encontrar os números corretos, é necessário considerar todas as despesas como telefonemas, transporte, refeições e tempo gasto para a produção ou realização do trabalho.

3 – Separe os gastos pessoais dos da empresa:

Um erro muito comum cometido pelo trabalhador autônomo, é manter as contas pessoais e da empresa juntas, sem uma separação. Por conta disso, é quase impossível distinguir quais são as despesas e receitas da empresa e da família, que acaba dificultando a análise dos lucros da empresa. Desse modo, é necessário diferenciar as despesas empresariais das domésticas.

4 – Tenha uma reserva financeira:

Imprevistos acontecem na vida de todos os trabalhadores. No caso dos autônomos, isso não é diferente. Por isso, e para honrar todos os compromissos com tranquilidade, é importante manter uma reserva para possíveis contratempos.

5 – Arrisque-se:

Não ter medo de arriscar é uma das características fundamentais para o empreendedor. Todo negócio representa um risco e nem tudo sai como planejamos. Imprevistos e incertezas são normais para um trabalhado autônomo, por isso, é preciso ter coragem para arriscar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s