Freelancer: como ser mais produtivo?

Por Luca Contro

Segundo pesquisa realizada pela BTA consultoria com 531 pessoas, o intervalo improdutivo na rotina de trabalho representa de 16 a 30% da carga horária total para metade dos entrevistados. Não sabe como evitar isso? Confira 7 dicas para ter melhor aproveitamento em seu dia a dia:

1. Ative o “modo negócios Mesmo em casa, diferencie o período em que lida com tarefas profissionais. “É importante trocar o pijama por uma roupa casual e ter um espaço fixo com todos os materiais necessários para trabalhar”, afirma Cristina Fortes, diretora da empresa especializada em desenvolvimento e gestão de carreira, Lee Hecht Harrison (LHH), no Rio de Janeiro.

2. Avise os familiares Fale com parentes para que tenham consciência do horário em que está ocupado. Assim você não mistura afazeres domésticos e profissionais. “Isso evita interromper o raciocínio e a efetividade na conclusão de tarefas, impactando diretamente na produtividade”, explica Cristina.

3. Classifique atividades Faça uma lista analisando seus afazeres. Pode ser no início ou fim do dia. “Verifique quais atividades têm alto, médio ou baixo impacto no seu trabalho, as delegáveis ou até elimináveis”, diz Liamar Fernandes, master coach da SBCoaching.

4. Pense na carga horária Mesmo que varie, é preciso ponderá-la. “Avalie minuciosamente a quantidade de trabalho, os prazos solicitados e o tempo estimado para a execução de cada tarefa”, recomenda Cristina. Determine também a hora para encerrar o expediente: descansar é importante.

5. Determine começo e fim de reuniões De acordo com estudo feito pela empresa americana de comunicações Verizon, profissionais perdem mais de 53 horas por mês com elas. Levando em conta o que gastam para se deslocar, preparar e participar do encontro. Por isso, estabeleça a duração de reuniões. Considere também videoconferências para otimizar o tempo.

6. Cuidado com ocupações que não agregam Navegar na internet, bater papo, tomar café, fumar, ver redes sociais… Atente ao tempo que você perde com isso.  Conforme estudo do Centro de Pesquisa Pew (EUA), com mais de 2 mil pessoas, 34% dos trabalhadores usa redes sociais no trabalho. Sendo que 27% deles o fazem para interagir com amigos e família.

7. Invista em tecnologia Há aplicativos que auxiliam em tarefas para evitar perda de tempo no dia a dia. Desde controle financeiro, até agenda para eventos e gerenciadores tempo. Fizemos um post com algumas sugestões, confira aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s