Sua imagem pode dar trabalho: 8 dicas para fazê-la render frutos!

Por Luca Contro

A forma com a qual você aparece nas redes sociais, pode contribuir ou prejudicar seu negócio. “As imagens pessoal e profissional estão ligadas. Não há como dissociá-las. Por isso, é preciso atenção ao comportamento nesses espaços virtuais”, ressalta Doris Azevedo, consultora de etiqueta profissional. Para garantir retorno positivo, confira um pequeno guia com atitudes a evitar:

1. Fotos impróprias: “Cuidado com imagens que pareçam exibicionistas ou vulgares”, diz Doris. Pense antes de postá-las e lembre-se de que elas são totalmente desaconselháveis em redes sociais profissionais, como a Abeeon. E veja também se a forma com a qual aparece nelas mostra uma postura que contribui com o seu perfil profissional.

2. Discussões: leve em conta se o tema e o tempo perdido valem a pena. É realmente relevante? Evite assuntos polêmicos, como futebol, política e religião.

3. Comentários ou mensagens com propaganda e spam: o efeito, normalmente, é o contrário do desejado. “Isso cria uma conotação ruim em torno do produto ou serviço”, alerta a especialista. O mesmo vale para marcação em fotos.

4. Mensagens de voz: use-as com quem é próximo e caso haja real necessidade e tema para abordar. “Comece com um ‘bom dia, boa tarde ou boa noite’, e explicite o motivo da mensagem”, aconselha Doris. Cuidado com horários fora do comercial para falar membros de sua rede.

5. Compartilhamento de imagens e frases: verifique se a informação que posta tem veracidade. E esteja atento para checar os créditos corretos e direitos autorais do conteúdo para não gerar eventuais processos.

6. Cobrança por retorno: não o exija em tempo real. “Vale colocar ao fim da mensagem o trecho ‘Aguardo resposta’ e só. Resta esperar”, afirma a consultora.

7. Postagens excessivas ou comunidades desnecessárias: valorize suas “aparições” nas redes sociais. Verifique se são realmente relevantes para você e sua empresa.  Crie um plano inteligente para que menos seja mais.

8. Falar mal sobre ex-clientes ou concorrentes: “Nada acrescentará ao seu produto ou serviço, depreciá-los. Valorize-se sem prejudicar a concorrência. E procure reconquistar clientes”, recomenda Doris.

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