Aperfeiçoar é preciso

Por Luca Contro

Trabalha por conta? Não é por isso que deve parar de estudar. “Todo profissional, independente da profissão ou forma de trabalho, precisa estar atento às tendências de mercado e em constante atualização”, diz José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Quem trabalha sozinho pode ficar sem referência sobre a necessidade de se aprofundar num tema. Evite isso: “Mantenha o networking ativo, assim estará em contato com pessoas da mesma área”, indica Marques. Viu a importância de redes sociais como a Abeeon? Um passo para decidir em que investir é escolher o formato do curso. Confira os principais:

Curta duração: costumam ter dois anos e, apesar de serem de nível superior, não correspondem a uma graduação. Divide-se em: os de formação específica, que oferecem diploma. E os de complementação de estudos, que dão certificado. Ambos possuem disciplinas bem específicas, voltadas para especialização.

Pós-graduação stricto sensu: em latim, o vocábulo quer dizer “sentido estrito”. Trata-se do mestrado ou doutorado. Procurado, na maioria das vezes, por quem quer seguir carreira acadêmica. Mestrados costumam ter de dois a três anos e meio. Já doutorados, três a quatro.

Pós-graduação lato sensu: também em latim, o termo significa “em sentido amplo”. É focada em especialização, possui carga horária mínima de 360 horas e dá direito a um certificado. Pode participar só quem já tem graduação concluída.

MBA: sigla em inglês para Master Busisness Administration. É voltado para gestão e administração e negócios. No exterior, é considerado um mestrado. Porém, no Brasil, equivale a uma pós-graduação com as mesmas características da lato sensu.

Mestrado profissional: modalidade de pós-graduação stricto sensu direcionada à qualificação profissional. Geralmente, leva dois anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s